Embora algumas destas SUPER plantas já sejam conhecidas há séculos, outras tantas ainda são restritas à determinadas localidades e/ou regiões onde são nativas e usadas apenas pelos povos ali instados.
A Moringa oleifera foi uma destas.
Nativa da Índia, onde a Moringa é endêmica nos sopés do Himalaia, e utilizada, em todas as suas partes(folhas, cascas, raízes. flores, sementes, vagens) há milênios pelos Hindus; é ainda uma desconhecida pela maioria dos ocidentais.
Na Índia e em outros países, é chamada de "árvore da vida" ou "árvore milagrosa", devido a quantidade de doenças que ajuda a prevenir (cerca de 300 doenças), e relatos de doenças que pode até curar.
Os egípcios já conheciam a Moringa na idade média, especialmente usando-a para fazer óleos e extratos.
Há algumas décadas, a Moringa começou a ser difundida em inúmeros países, principalmente pela medicina Ayurvédica, que já a utiliza há milênios no oriente. Hoje é usada em larga escala na Europa, Estados Unidos, Japão, Canadá e África.
No Brasil, começou a ser plantada no Maranhão na década de 50.
A Moringa oleifera possui inúmeras propriedades que a dá o título de SUPERALIMENTO.
Além de ser rica em:
- Carboidratos, Proteínas e fibras - elementos que atribuem à Moringa, a qualidade de planta emagrecedora
- Ômegas 3, 6 e 9
- Anti-inflamatórios (mais de 36)
- Nutrientes (mais de 92)
- Antioxidantes (mais de 46)
- Enzimas (mais de 300)
- Zeatina - é a planta com a mais alta concentração de Zeatina, que é o hormônio responsável pela regeneração celular (aumenta a velocidade de multiplicação das células jovens).